VOLTAR

Índios entregam reivindicação a Lula

Página 20-Rio Branco-AC
12 de Mai de 2003

Índios de várias nações e municípios acreanos aproveitaram a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Xapuri, para entregar uma série de reivindicações dos povos indígenas no Brasil. Vestidos a caráter e com pinturas próprias de festa, eles entregaram o documento no salão paroquial da Igreja São Sebastião.

Segundo Biraci Brasil, índio yawanawa e coordenador do projeto Uni/Funasa, o documento pede ao presidente mais atenção na questão das terras do Brasil e da garantia dos direitos do índios brasileiros.

Biraci argumenta que o problema de invasão de terras indígenas é gravíssimo em várias localidades do Brasil e Lula é o único que tem condição e vontade política para resolvê-lo.

Em relação ao Acre, ele alerta que há terras para ser reconhecidas e demarcadas. Biraci também argumentou que o problema de traficantes, indústrias madeireiras e peruanos invadindo terras indígenas nas fronteiras com o Peru é preocupante. "O governo brasileiro tem que tomar atitude contra isso", cobrou

Para ele, a visita de Lula é inédita e histórica, por se tratar de um ex-metalúrgico. "O presidente é cidadão que conhece as causas sociais, principalmente da Amazônia e dos povos da floresta. Confiamos nele", finalizou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.