VOLTAR

Índios - Enfeites ou Progresso?

Boletim Salesiano
Autor: Alcionílio Brüzzi Alves da Silva
31 de Out de 1979

Neste artigo, Alcionílio Brüzzi Alves da Silva, missionário salesiano, critica as duas principais visões sobre a inserção das populações indígenas na sociedade nacional. A primeira é aquela que enxerga os indígenas como algo inferior e prejudicial ao país, que, então, deveria deixar de existir; a segunda é a perspectiva sobre o indígena como peça de museu que deve ficar dentro das reservas, onde turistas e estudiosos poderiam observar e estudar um estado primitivo de sociedade.
Assim, para o missionário, "o índio tem o direito de ser civilizado", e, a melhor forma para isso é através da escola. Nesse sentido, sua argumentação se baseia na experiência dos internatos das Missões Salesianas, cujo principal objetivo é "fazer do índio um homem, no sentido pleno da palavra, cidadão do mundo e membro da Igreja".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.