VOLTAR

Índios encerram bloqueio na BR-163 em MT após acordo com Dnit e Funai

G1 - http://g1.globo.com/
16 de Set de 2011

Ponte queimada será reconstruída para que tráfego volte ao normal.
Índios devem devolver chaves de maquinários às empreiteiras neste sábado.

Os índios da etnia Caiapó, que paralisaram obras e bloquearam a BR-163 entre os municípios de Guarantã do Norte, a 721 quilômetros de Cuiabá, e Castelo do Sonho, no Pará, desbloquearam a rodovia na tarde desta sexta-feira (16). A ponte sobre o rio Disparada, queimada no protesto, será reconstruída para que o tráfego volte ao normal.

Por volta das 16h desta sexta-feira (16), líderes indígenas caiapós, o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, o presidente substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Guapindaia, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, se reuniram para discutir as reivindicações dos indígenas.

Desde terça-feira (13), os índios ocupavam a BR-163 e paralisaram as obras como forma de protesto. Eles aguardavam os representantes do Dnit e Funai para negociar o desbloqueio. Além da construção de uma estrada que ligue a BR-163 à tribo KBK, os indígenas reivindicam a construção de uma Casa de Saúde Indígena.

O técnico da Fundação Nacional do Índio em Novo Progresso, no Pará, Luis Carlos Sampaio, disse ao G1 que a reunião foi pacífica e teve resultados. "Acabamos de resolver um processo de cinco anos. Os índios vão devolver as chaves dos maquinários para as empreiteiras neste sábado, e uma delas ficou responsável por começar a construir a estrada até a tribo KBK, também sábado".

Ainda segundo Luis Carlos Sampaio, o Dnit se comprometeu durante a reunião a passar recursos para a prefeitura de Novo Progresso para a construção da Casa de Saúde Indígena. Ele afirma que a prefeitura deve ficar responsável pela obra.

Ao G1, a assessoria da Funai afirmou que o órgão foi representado na negociação por seu presidente substituto, Aloysio Guapindaia, já que o presidente Márcio Meira está em compromissos oficiais em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/09/indios-encerram-bloquei…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.