VOLTAR

Índios e produtores buscam apoio de Lula

A Tarde (BA) - http://www.atarde.com.br/
Autor: Ana Cristina Oliveira e Jonildo Glória
26 de Mar de 2010

Os índios das aldeias tupinambás, no sul da Bahia, se mobilizam para reivindicar nesta sexta-feira, 26, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a demarcação da área onde estão situadas as aldeias. A área vai do aprazível sítio turístico de Olivença, em Ilhéus, passa pelo município de Una e termina nas terras férteis de Buerarema.

O conflito transformou a região num barril de pólvora culminando na prisão de Rosivaldo Ferreira da Silva, de 35 anos, o Cacique Babau. Nos últimos meses ocorreram invasões de propriedade privada, ameaça, agressões que resultaram em vários inquéritos na Polícia Federal, em Ilhéus. "Os fazendeiros e o setor de hotéis são contrários, e o clima está cada vez mais tenso", afirma a cacique Jamapoty.

Protestos - O presidente desembarcou, na quinta-feira, à noite, no aeroporto de Ilhéus e vai à Itabuna inaugurar o primeiro trecho do Gasene - Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste, que tem 1.387 km de extensão e interliga as malhas das duas regiões do País. O gasoduto conduzirá para o Nordeste o gás natural produzido nas bacias do Sudeste.

Nesta sexta, o presidente Lula deverá ser recepcionado com um protesto que envolve não só os índios tupinambás, mas também cacauicultores e produtores rurais. Cada um dos grupos tem razões diferentes para chamar a atenção do presidente e comitiva.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta sexta, 26, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2213872

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.