VOLTAR

Índios e presidente da Funai discutem posse das terras ocupadas pela Aracruz

Radiobrás/Agência Brasil
17 de Jan de 2007

Brasília - Uma comissão formada por sete índios Tupinikim e Guarani reúne-se hoje (18) com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, para discutir uma estratégia de demarcação das terras Comboios e Tupiniquim. O processo está em análise no Ministério da Justiça.

Cerca de 200 índios ocuparam na semana passada o porto da empresa Aracruz, no Espírito Santo, para reivindicar a posse de terras utilizadas pela multinacional. Após negociação com o governo, eles decidiram deixar o local.

Um parecer jurídico elaborado pela Funai reconhece que uma região de 11 mil hectares ocupada por plantações de eucaliptos da Aracruz são terras indígenas. Os estudos são contestados pela multinacional.

De acordo com o Ministério da Justiça, os índios Tupinikim e Guarani terão a posse das terras disputadas com a empresa de celulose Aracruz até o fim do ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.