VOLTAR

Índios e militares terão termo de convivência

Folha de São Paulo, p. A10 (São Paulo, SP)
Autor: BRASIL, Kátia
10 de Dez de 2002

Representantes de organizações indígenas da Amazônia iniciaram ontem a elaboração inédita de um termo de convivência com o Exército para impedir conflitos entre índios e militares nas reservas onde estão situados PEFs (Pelotões Especiais de Fronteira).
Há dois anos, os índios se colocam contrários às construções de PEFs sob o argumento de que a convivência com os militares causa problemas sociais e culturais nas aldeias. A reunião em Manaus teve a presença do comandante da região, general Aparício Domingos, e do presidente da Funai, Artur Nobre Mendes. Estavam ainda presentes lideranças da Foirn (Federação das Organizações Indígenas) e da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), entre outras entidades.

(Notícia na íntegra)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.