VOLTAR

Índios do Xingu fazem intercambio com os Povos Paiter Surui, em Cacoal

G1 - www.g1.globo.com
Autor: Rogério Aderbal
20 de jul de 2015

Encontro tem como objetivo promover a troca de conhecimentos. Atividades iniciaram nesta segunda, 20, e vão até quarta, 22.

Lideranças indígenas de aproximadamente 12 etnias do território do Xingu (MT) participam de intercâmbio territorial com os Povos Paiter Surui, de Cacoal (RO), distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho. Conforme os organizadores, o encontro tem por objetivo fortalecer a articulação entre os povos indígenas e promover a troca de conhecimentos sobre as estratégias de gestão territorial e ambiental de cada povo. O encontro teve início nesta segunda-feira (20) e se estende até a próxima quarta-feira (22).

De acordo com Dairir Waura, presidente do Instituto de Pesquisas Etino Ambiental do Xingu (Ipeax), o principal motivo da visita ao município é tirar dúvidas sobre o projeto pioneiro de crédito de carbono desenvolvido Povos Paiter Surui, que tem como foco promover a prevenção ambiental e sustentabilidade dos povos.

"Essa é uma grande oportunidade de troca de experiências. Aqui eles têm projetos maravilhosos, como crédito de carbono e outros, que pretendemos implantar em nossas aldeias. E nós também vamos apresentar a eles várias iniciativas que estão dando certo por lá", explica.

Segundo a assessora do Instituto Socioambiental (ISA), Cristina Velásquez, a caravana de visitantes é formada por 17 pessoas, composta por representantes de institutos de pesquisas líderes indígenas, caciques e outros.

"Temos aqui representantes de 12 povos dos 16 grupos indígenas do território do Xingu, que é formado por mais de 70 aldeias, com cerca de seis mil indígenas, espalhados em mais de três milhões de hectares de terra", revela.

De acordo com o líder indígena, Almir Surui, o intercâmbio é importante, pois serão apresentadas as experiências de gestão de território que deram certo, e que poderão ser compartilhadas com o resto do país.

"O Brasil está com dificuldades para elaborar um plano sobre mudanças climáticas. Por isso acredito que com a unificação de nossas experiências poderemos colaborar com o país, para a elaboração desse projeto através de experiências viáveis, que já estão sendo desenvolvidas em nossas aldeias", diz.

O primeiro encontro das lideranças aconteceu no espaço da Associação Metareilá. Nesta terça o intercâmbio será na aldeia Lapetãnia, dos Povos Paiter Surui, localizada na Linha 11, distante cerca de 50 quilômetros do perímetro urbano de Cacoal.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/07/indios-do-xingu-fazem-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.