VOLTAR

Índios do PA protestam para pedir melhorias no atendimento médico

G1 - http://g1.globo.com/
24 de Abr de 2013

Eles ocupam a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena, em Belém.
Local criado para dar apoio aos indígenas está em condições precárias.

Pintados para a guerra, os índios protestam contra a falta de remédios e atendimento médico nas aldeias.

Eles vieram de cinco municípios do interior do estado para ocupar a sede da entidade em Belém. "Todos os polos estão passando pela mesma situação, de falta de medicamento e falta de combustível", diz o índio Neto Tembé.

Os índios também pedem uma auditoria para investigar a aplicação dos recursos destinados às aldeias. Nos últimos cinco anos, o Ministério Público Federal abriu cerca de 80 procedimentos sobre irregularidades na atenção à saúde indígena no Pará. São investigações sobre a má aplicação de recursos, falta de medicamentos e profissionais para atender as comunidades.

A Casa do Índio de Paragominas, criada para ser um ponto de apoio para os indígenas que fazem tratamento no município, está em condições precárias. O terreno tem esgoto a céu aberto e muito lixo. Os banheiros também estão sujos. Sem espaço na casa, os indígenas construíram uma oca improvisada no quintal, onde dezenas de pessoas ficam aglomeradas doentes ou não.

A atual coordenadora da Sesai no distrito Guamá-Tocantins, responsável pelas ações de saúde indígena em Paragominas e nos municípios de onde vieram os manifestantes, está no cargo há um ano e diz que já foram tomadas providências para regularizar o atendimento nas aldeias. "Nós estamos entregando medicamentos de atenção básica trimestralmente e estamos fazendo novas contratações de médicos para os pólos de Paragominas, Marabá e Oriximiná", diz Daniele Cavalcante.

Em relação à Casa do Índio, a coordenadora disse que os recursos para reforma já estão disponíveis, mas antes do trabalho começar é preciso encontrar um local provisório para abrigar quem está no local.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2013/04/in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.