VOLTAR

Índios do Nordeste se reúnem para discutir educação escolar

G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1061079-5604,00.html
27 de Mar de 2009

Índios do Nordeste estão reunidos em Caucaia (CE) para discutir a educação escolar indígena. A conferência reúne índios de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará. Ao todo, são 200 participantes.

Além dos povos indígenas, representantes da Fundação Nacional dos Índios (Funai), do Ministério da Educação (MEC), de universidades e organizações indigenistas também participam da discussão das propostas.

A educação escolar indígena é determinada por lei. O problema, segundo a Funai, é que a maioria dos estados não consegue atender às necessidades de cada etnia. Por isso, uma das principais reivindicações é que a própria União garanta a educação escolar para os povos indígenas de todo o país.

Edilene Truká, representante dos indígenas de Pernambuco, diz que oferecer uma educação específica e de qualidade é a única forma de preservar a tradição dos povos. "O ideal seria o país pensar na sua diversidade, quem são os povos indígenas, como pensam e como se organizam, qual a estrutura de cada povo", diz.

A conferência termina nesta sexta-feira (27). Outras 15 serão realizadas até o início do segundo semestre. Em setembro, um encontro nacional em Brasília deve definir um novo sistema de educação indígena para todo o país.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.