VOLTAR

Índios do Maranhão reivindicam melhora na saúde

Funai-Brasília-DF
08 de Nov de 2005

Ontem (07/11), indígenas das etnias Guajajara, Gavião e Timbira, representantes dos povos do Maranhão, foram recebidos pelo vice-presidente da Funai, Roberto Lustosa, na sede da fundação, em Brasília. Durante a reunião, eles apresentaram os principais problemas de saúde enfrentados pelas comunidades indígenas da região e solicitaram o apoio da Funai na audiência com o presidente da Funasa, Paulo Lustosa.

O presidente da Funasa ouviu os líderes indígenas e comprometeu-se a buscar soluções. "Vamos enviar um grupo de trabalho para o Maranhão, criar um canal de comunicação direta com os índios e viabilizar uma forma de dar autonomia administrativa para o Dsei (Distrito Sanitário Indígena) de lá", disse.

As ações emergenciais devem ser implementadas nos próximos dias, segundo a Funasa. Hoje (08/11), os indígenas retornaram ao órgão para elaborar os planos que serão executados na área e estabelecer a autonomia do Dsei.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.