VOLTAR

Índios do Amazonas protestam hoje contra governo Bolsonaro

BNCAmazonas https://bncamazonas.com.br/
Autor: Neuton Corrêa
20 de Jan de 2019

Povos indígenas de várias etnias estão mobilizados para realizarem neste domingo um ato em protesto às medidas e posições anunciadas no início do governo Jair Bolsonaro (PSL), que violam direitos históricos conquistados por eles.

O protesto ocorrerá a partir das 15h no Largo São Sebastião, diante do maior símbolo turístico de Manaus, o Teatro Amazonas.

O principal foco do movimento será a decisão de Bolsonaro de ter tirado a Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça e tê-la anexada ao Ministério da Agricultura, entregue pelo governo ao agronegócio, que há muito cobiça explorar terras indígenas da Amazônia.

O ato é considerado por eles uma questão de sobrevivência.

É que no material que distribuíram convidando para a manifestação tem como título "Resistir para existir", acompanhado da frase: "Nenhuma gota de sangue a mais".

O protesto se une a outros, com o mesmo objetivo, realizados na sexta-feira em várias partes do país.

https://bncamazonas.com.br/poder/indios-protestam-bolsonaro/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.