VOLTAR

Índios dizem não às ocas

Gazeta Mercantil (São Paulo-SP)
Autor: Nilo Sérgio Gomes do Rio
29 de Mai de 1991

A prefeitura do Rio de Janeiro tomou a iniciativa de construir ocas para abrigar as comunidades indígenas que participarão da conferência ECO-92. No entanto, Marcos Terena, presidente da União das Nações Indígenas e um dos coordenadores do Comitê Intertribal 500 Anos de Resistência, advertiu que a prefeitura não consultou os índios, que consideram que a construção das ocas é assunto exclusivamente indígena, e, assim a construção será feita por arquitetos e engenheiros indígenas com o auxílio de pajés. Ao todo, participarão da conferência das Nações Unidas, 450 índios brasileiros e 350 estrangeiros, que representarão os povos do Canadá, Estados Unidos e Austrália.
A notícia também traz informações sobre uma conferência paralela à ECO-92 onde participarão somente organizações não governamentais para discutirem seu papel na conferência das Nações Unidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.