VOLTAR

Indios dispensam a presenca de Lula

JB, Pais, p.A6
25 de Abr de 2005

Índios dispensam a presença de Lula
Depois de exigirem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para negociar a libertação dos quatro policiais mantidos como reféns em Roraima, os índios da comunidade de Flechal afirmaram que preferem viajar até Brasília para o encontro com as autoridades do Governo.
O superintendente regional da Polícia Federal, José Francisco Mallmann, relatou que os indígenas continuam protestando contra a homologação em área contínua da Reserva Raposa Serra do Sol.
O juiz estadual Alcir Gursen de Miranda, especialista em direito indígena, disse ontem temer que a divisão entre os índios sobre a homologação da reserva Raposa Serra do Sol possa deflagrar uma guerra ''sem precedentes entre as próprias nações indígenas''. Miranda, que coordenou um grupo de especialistas na publicação do livro Área Indígena Raposa Serra do Sol - uma visão regional, acredita que o conflito entre a Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima) e o CIR (Conselho Indígena de Roraima) vai ''para um processo de ruptura e confronto armado iminente''.
Hoje, a Polícia Federal vai reforçar a Operação Upatakon enviando para a capital de Roraima mais 73 policiais federais. A operação teve início no dia 17, com o objetivo de garantir a efetivação da homologação em área contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol. Cerca de 100 indígenas ligados à Sodiur mantêm, desde sábado, a rodovia estadual RR-202 bloqueada.
Hoje também, em Brasília, representantes do Manifesto Nacional Terra Livre vão se reunir com o ministro da Casa Civil, José Dirceu, e com o secretário geral da presidência, Luiz Dulci. De acordo com o secretário do Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas, Gérsem Boniwa, os líderes indígenas vão solicitar uma legislação que proteja os conhecimentos tradicionais dos índios.
Há previsão de que cerca de mil líderes participem do encontro. Ontem, 400 representantes já haviam chegado em Brasília, onde montaram um acampamento na Esplanada dos Ministérios para participar do Abril Indígena, movimento organizado pelo Fórum.
Além do ministro José Dirceu, representantes de outras esferas federais já confirmaram presença. De acordo com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), o ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, e assessores dos ministérios de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia e Desenvolvimento Agrário vão participar do evento.
O movimento reivindica a criação de um Conselho Nacional de Política Indigenista, com participação de representantes dos povos indígenas e de outras organizações da sociedade civil. (Com Folhapress)

JB, 25/04/2005, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.