VOLTAR

Índios discutem conflitos

Correio do Estado-Campo Grande-MS
22 de Ago de 2002

Será aberta hoje a grande reunião indígena (Aty Guassu), no município de Eldorado, região sul do Estado. Segundo o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai), de Amambai, Pedro Franco, o ato terá como tema principal os conflitos agrários que ocorrem atualmente em várias regiões de Mato Grosso do Sul. Na fronteira com o Paraguai, o caso mais complexo envolvendo índios e fazendeiros ocorre no município de Antônio João.
Segundo o administrador da Funai, da grande reunião que começa hoje e vai até o próximo sábado deverão participar todas as lideranças indígenas da região, antropólogos, delegados da Polícia Federal, representantes da Funai, que virão de Brasília especialmente para o evento, e técnicos do Idaterra.
Os conflitos entre índios e fazendeiros ocorrem na região há vários anos. Em Antônio João, cerca de 300 indígenas guaranis e caiuás ocupam parte da Fazenda Fronteira, de propriedade da família do prefeito do município, Dácio Queiroz Silva. A Funai requereu a área como terra indígena e o processo tramita há cerca de quatro anos na Justiça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.