VOLTAR

Índios discordam de laudo da PF e culpam fazendeiros e Justiça por morte de Oziel

Midiamax - http://www.midiamax.com.br
Autor: Tainá Jara
09 de Jan de 2014

Conselho Aty Guasu publicou nota, na noite desta quarta-feira (8), em que considera os fazendeiros e a Justiça Federal culpados pela morte do índio terena Oziel Gabriel, durante processo de reintegração de posse da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, em maio de 2013. "Repudiamos a posição indignantes dos fazendeiros e da Justiça Federal, que autorizou e mandou assassinar Oziel Terena", afirma.

O posicionamento foi publicado após a divulgação, nesta quarta-feira, de laudo da Polícia Federal que não apontou culpados para a morte do índio. Além disso, os fazendeiros declararam a reportagem do Midiamax que concordavam com o parecer e que os índios foram culpados pela morte de Oziel.

O Conselho Aty Guasu repudiou a postura e pediu respeito. "É evidente que, como sempre, os fazendeiros tentam criminalizar e culpar somente indígenas,aumentando mais o ódio e injustiça contra os indígenas sobreviventes, essa posição divulgada é mais injustiça, ameaça e atentado contra os povos indígenas", afirmam.

Além disso, eles afirmam discordar da indenização paga pelo governo federal aos proprietários das fazendas localizadas na terra indígena Buriti. "Esses fazendeiros já promoveram o extermínio de indígenas no passado e promovem o genocídio no presente, no futuro será pior, pois eles serão indenizados e recompensados pelas ações de genocídio/extermínio", acusam.

http://www.midiamax.com.br/noticias/890545-indios+discordam+laudo+pf+cu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.