VOLTAR

Índios detêm agentes da Funasa

JB, País, p. A5
18 de Jun de 2004

Índios detêm agentes da Funasa

Dois funcionários da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) estão sendo mantidos reféns por um grupo de índios guajajara, da terra indígena Araribóia, no sul do Maranhão, há pelo menos nove dias. Os índios, liderados pelo índio Uirauchene Alves, condicionam a libertação dos agentes ao pagamento, pela Funasa, de despesas no valor de R$ 71 mil, atrasados há mais de dois meses, e ao repasse dos recursos diretamente para uma associação criada pelo grupo.
A procuradora federal Carolina da Hora Mesquita telefonou ontem para o líder da ação, exigindo a libertação imediata dos funcionários para que o diálogo fosse aberto.
Os dois funcionários estão em contato permanente com a Funasa e com suas famílias. Segundo o coordenador da Funasa no Maranhão, Zenildo Oliveira dos Santos, eles disseram que estão sendo bem tratados. O coordenador disse que está negociando com os índios a libertação dos funcionários desde o dia 9, quando foram impedidos de deixar a reserva. Santos disse que a dívida será paga nos próximos dias, mas não há como atender a segunda reivindicação.
- As ações de saúde indígena devem ser executadas diretamente pela Funasa - disse Santos.
Diversas ONGs (Organizações Não-Governamentais) e associações que recebiam dinheiro da Funasa para colocar em prática as ações de saúde, estão sendo investigadas por suspeita de irregularidades no uso do dinheiro.

JB, 18/06/2004, País, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.