VOLTAR

Índios denunciam contaminação do Rio Xingu por mineradores

Tribuna de Imprensa-Rio de Janeiro-RJ
05 de Jun de 2003

Os índios xipaia-curuaia da reserva Arikatum denunciaram ontem às autoridades da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a contaminação por mercúrio das águas do Rio Xingu. Segundo eles, os responsáveis pela contaminação são os mais de 600 mineradores que trabalham dia e noite no Garimpo Jurucuá, a dois quilômetros da reserva indígena, na volta grande do Rio Xingu, no Sudoeste do Pará.

O cacique Arikafu relatou em Altamira que diariamente quase meio quilo de mercúrio é despejado no Xingu pelos garimpeiros, durante o processo de separação do ouro encontrado no fundo do rio. O pior de tudo é que na semana passada afundou na região um barco com 50 quilos de mercúrio destinados ao garimpo.

"Eu quero que as autoridades vejam o que está acontecendo com o rio. Daqui a pouco vão começar a morrer peixes, índios e garimpeiros", disse o cacique. Os índios afirmam que há tráfico de drogas e prostituição de crianças no garimpo. A direção da Funai em Altamira vai pedir a presença do Ministério Público Federal e de agentes do Ibama no garimpo para verificar o que está acontecendo e punir os responsáveis pela poluição.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.