VOLTAR

Índios denunciam aumento de garimpeiros

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Cyneida Correia
05 de Jun de 2009

A Hutukara Associação Yanomami enviou carta a várias entidades governamentais denunciando que aumentou a presença de garimpeiros em terras yanomamis. A denúncia foi feita para o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Funai e MInisterio Público Federal e estadual.

Na denúncia, os índios afirmam que fazem mais de nove anos que os garimpeiros estão invadindo, estragando e poluindo os rios.

"Trazendo doenças como a malária e a gripe, além de ameaçar a vida do nosso povo com violência. O governo brasileiro precisa tomar providência urgente, o numero de garimpeiros tem aumentado a cada dia. Nós Yanomami estamos preocupados sabendo que as doenças estão invadindo as comunidades. Não queremos mais morrer por causa do garimpo, que é uma atividade ilegal", denunciou a entidade na carta.

Õs garimpeiros estariam atuando principalmente nas regiões Papiu, Alto Catrimani, Kayanau, Parafuri, Waikas, Ericó, Uraricoera, Apiaú, Homoxi e Serra da Estrutura.

Os índios também afirmam que vários aviões têm sido vistos na terra pelos Yanomami e apreesentam um relatório do professor Ricardo Porari Yanomami, morador da região Catrimani I, que anotou os vôos que pousaram na Pista do Hélio entre os meses de fevereiro a abril. No total foram 9 vôos. Além destes vôos, a Hutukara recebe relatos diários de vôos em outras regiões para as pistas clandestinas de garimpo. Também relatam a presença de balsas de garimpo nos rios Catrimani e Couto de Magalhães.

Eles destacam que em Boa Vista, aumentou o numero de comércios que vendem material para garimpo, e também as casas de compra de ouro e diamantes.

"O ouro voltou a ser moeda nas lojas do centro da cidade de Boa Vista. Estamos vendo novamente o que aconteceu em 1986, na época da primeira grande invasão garimpeira na Terra Yanomami. Os garimpeiros estão chegando, trazendo equipamentos, armas de fogo e reativando as pistas de garimpo. A Policia Federal já anunciou diversas vezes nos jornais que realizaria operações de retirada dos garimpeiros, mas isto nunca mais aconteceu. Eles só conseguiram apreender poucos equipamentos, provavelmente equipamentos velhos que não são mais utilizados pelos garimpeiros"

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.