VOLTAR

Indios de Rondônia e Amazonas aumentam o plantio de grãos

Site da Funai-Brasília-DF
08 de Nov de 2004

A área preparada para o plantio da safra de 2004/2005 nas terras indígenas Diahui, Tenharin Igarapé Preto, Paratintin, localizadas no Amazonas (AM), e Karitiana, Uru-Eu-Wau-Wau, Karipuna, Alto Jamari, Ji-Paraná, Igarapé Lourdes, Rio Branco e Zoró em Rondônia (RO), teve um aumento significativo. No ano passado foram plantadas dez toneladas de sementes certificadas. Esse ano o total já chegou a dez, seis toneladas.

O governo do Estado de Rondônia forneceu gratuitamente sementes de arroz e milho aos indígenas. A Administração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Rondônia, Governo do Amazonas e EMATER-RO também foram parceiros nesse programa.

Em reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural de Rondônia, o Secretário Estadual de Agricultura do estado elogiou a performance dos indígenas, e ainda prometeu o fornecimento de sementes de café conilon do grupo robusta para 2005. Os índios, a cada safra tornam mais auto-suficientes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.