VOLTAR

Índios de Ponta Porã acusam empresa de contaminar rio

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=261192
Autor: João Humberto
01 de Ago de 2009

A empresa Agroenergética Monte Verde, que está instalando uma usina de álcool e açúcar em Ponta Porã, é acusada por índios ocupantes da gleba Lima Campo, de contaminar o córrego que corta a área indígena. A poluição, conforme os índios, é decorrente da aplicação de defensivos agrícolas aplicados nas lavouras de cana-de-açúcar.

Segundo reportagem do Jornal da Praça, o líder da comunidade, Carlos Garcia, explicou que a reserva indígena é lindeira às áreas ocupadas pela usina. Ele ressalta que uma medida de ser tomada, já que a população local corre risco de saúde.

Carlos ainda relatou que foi pedida a Funai (Fundação Nacional do Índio) a construção de um poço no lugar, mas o órgão informou que isso deveria ser empreendido pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A Funasa afirmou que constroi, mas tem que ter autorização da Funai.

"Ficam jogando um para o outro e enquanto isso temos crianças com desnutrição", reclamou o líder da gleba. Sobre a ocupação no local, Carlos diz que existe desde 1998.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.