VOLTAR

Índios de Aquidauana ameaçam novo bloqueio de estrada

Aquidauana News - www.aquidauananews.com
09 de Jul de 2008

Indígenas terenas das aldeias da região do distrito de Taunay, em Aquidauana, prometem interditar novamente a estrada de acesso ao distrito, distante cerca de 50 quilômetros da cidade, caso em 30 dias não seja acelerado o projeto em Brasília sobre a demarcação das terras daquela região.

Na terça-feira (01/07) reuniram-se os caciques das aldeias que formam o posto indígena de Taunay e Ipegue, na estrada que liga o distrito de Taunay às aldeias indígenas.

Participaram os caciques Waldomiro Francisco, da aldeia Água Branca, Ramiro Luis, da aldeia Ipegue, Zaqueu Marques, da aldeia Colônia Nova, Augustinho Francisco, da aldeia Morrinho, Rosalino da Silva, da aldeia Lagoinha, e Jurandir Lemes da aldeia Imbirussú. Pelo menos 1 mil indígenas das seis aldeias Terena de Aquidauana ouviram o administrador regional da Funai, Claudionor do Carmo Miranda, que na mesma semana, chegara da viagem a Brasília junto com os caciques e lideranças.

Na capital federal eles buscaram apoio junto aos parlamentares para acelerar a demarcação das terras indígenas do PIN Taunay e Ipegue. No discurso do administrador, a viagem das lideranças indígenas foi inesperada pelos parlamentares, pois devido a falta de agendamento e véspera de feriado, a câmara Federal estava vazia. Enfim, a liderança foi recebido por Edivaldo Valverde que os recebeu com intençao de trocarem idéias por apenas alguns minutos que se transformou em quarenta minutos de atenção e articulação sobre a demarcação das terras indígenas.

Segundo Valverde, as terras devem ser retomadas e o momento certo é agora que outras etnias estão lutando pela mesma questão; os deputados irão sim acatar esse projeto, concluiu Valverde.

Na FUNAI, segundo o administrador, eles foram recebidos pelo Dr. Paulo Santili que também colocou-se a disposição na luta pela demarcação onde solicitou um novo cadastramento dos moradores índios e não índios do distrito de Taunay, Município de Aquidauana-MS o qual será anexado junto a carta Declaratória de Taunay/Ipegue num processo de aceleração da demarcação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.