VOLTAR

Índios de 11 etnias são vacinados

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=748593
10 de Mar de 2010

Mais de 22 mil indígenas do Ceará fazem parte do primeiro grupo de pessoas que devem se vacinar contra a gripe suína (Influenza A). As 110 mil doses da vacina destinadas ao primeiro grupo, que inclui também mais de 85 mil profissionais de saúde, começaram a ser aplicadas no Estado na última segunda-feira, 8. Índios de 11 etnias localizados em aldeias de 16 municípios do Estado devem participar da campanha de vacinação, cuja primeira etapa segue até o dia 19 de março.

A vacinação dos índios será feita nos polos de saúde das aldeias. Onde não há uma unidade própria, equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Ceará, em parceria com profissionais das secretarias de Saúde dos municípios aplicam as vacinas na própria comunidade indígena.

A chefe do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena da Funasa no Ceará, Meire Fontes, afirmou, otimista, que a expectativa é vacinar todos os índios do Estado. "Esperamos vacinar todos, mas sabemos que alguns deles viajam muito e só quem não estiver na aldeia até o dia 19 não irá participar. Percebemos um discernimento dos índios quanto à importância de se prevenir contra a doença".

Segundo a líder indígena dos Pitaguary, em Maracanaú, Maria da Conceição Alves Feitosa, os índios da comunidade estão bem informados sobre a doença e, embora não tenha sido registrado nenhum caso da doença na aldeia, todos estão preocupados com a prevenção.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.