VOLTAR

Índios da tribo Gavião são assaltados em Marabá

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
Autor: Antônio José Soares
01 de Mai de 2003

Dois índios da tribo Gavião, da aldeia de Mãe Maria, a 60 quilômetros de Marabá, no Pará, foram assaltados, e perderam R$ 55 mil. Eles retiraram, ontem, o dinheiro, numa agência bancária. Seria para comprar suprimentos e remédios para a aldeia. Mas quando saíram da cidade, foram perseguidos por dois homens e tiveram que entregar o dinheiro e a camionete em que viajavam.

O administrador da Funai, em Marabá, Eimer Araújo, disse que o assalto mostra o aumento da violência no Sul do Pará. Ele explicou que os índios terão muitas dificuldades para pagar seus empregados e adquirir alimentos e remédios.

Os gaviões ficaram famosos nos anos oitenta, por terem recebido 44 milhões de cruzeiros (moeda padrão da época), uma verdadeira fortuna, da Eletronorte (Centrais Eletricas do Norte), para permitirem a passagem das linhas de transmissão de energia elétrica da usina de Tucuruí para a área da Companhia Vale do Rio Doce, em Serra dos Carajás.

Com o dinheiro, construíram casas em alvenaria, compraram aviões e instalaram antenas parabólicas em suas casas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.