VOLTAR

Índios da Ñande Ru Marangatu temem presença policial

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Christiane Reis
12 de Dez de 2005

O clima está tenso na aldeia Ñande Ru Marangatu, no município de Antônio João, a 300 quilômetros de Campo Grande, onde vivem 700 índios Guarani Kaiowá. Segundo a indígena Lea Aquino Pedro, a tensão começou por volta das 17h30, quando os índios foram informados de que hoje à noite cerca de 300 policiais estariam se deslocando para a aldeia, com o objetivo de desocupar a área. "Um motorista de ônibus de linha passou por aqui e disse para nós nos preparmos. Não sabemos se ele viu alguma movimentação na estrada", disse.
Ela disse também que neste momento está na escola da localidade reunida com outros indígenas e que agora todos estão descendo para a entrada da aldeia, onde permanecerão de prontidão até que haja alguma informação oficial, ou que os rumores se confirmem. Segundo Lea, desde sexta-feira, a entrada da aldeia está bloqueada e que por esta razão muitos estão passando fome e sede.
A informação de que policiais estariam a caminho de Antônio João não foi confirmada pela Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande, nem pela Polícia Militar local. No início da tarde, a Agência Brasil divulgou que a Polícia Federal espera a chegada em Campo Grande (MS) de agentes de Brasília, para cumprir decisão judicial de desapropriação das terras dos índios Guarani Kaiowá. A informação partiu do coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Odenir Oliveira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.