VOLTAR

Índios da etnia Kayapó fazem protesto contra medida provisória do governo federal em Tucumã, no PA

G1 https://g1.globo.com
27 de Mar de 2019

Cerca de 250 índios etnia Kayapó dos municípios de Tucumã e Ourilândia do norte, sudeste do Pará estão fazendo protesto no centro da cidade de Tucumã. A manifestação nacional é contra a medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista brasileira e municipaliza os serviços de saúde de indígenas. O protesto também aconteceu em Altamira, no sudoeste do Pará.

Atualmente, o atendimento médico dos povos indígenas é responsabilidade do subsistema de atenção à saúde indígena, e mantida com recursos da união. A proposta prevê que essa responsabilidade passe para o município. Segundo o cacique kaiapó "Bep Rotim", a municipalização da saúde indígena não é bom para os índios, porque o município já não dá conta nem da saúde dos brancos.

O Ministério da Saúde esclarece que mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão, e que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas, e que não haverá descontinuidade das ações.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/03/27/indios-da-etnia-kayapo-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.