VOLTAR

Índios da BA vão para Mossoró

Tribuna do Norte (RN) - http://www.tribunadonorte.com.br/
17 de Abr de 2010

Os índios Rosivaldo Ferreira da Silva, 35 anos, e Givaldo Jesus da Silva, 26 anos, foram transferidos na tarde de ontem (16) para o Presídio Federal de Mossoró. Os dois são irmãos e respondem a acusações de prática de vários crimes na Bahia.

A dupla chegou no Rio Grande do Norte ontem e no início da tarde, a dupla foi levada pela Polícia Federal ao Instituto Técnico Científico da Polícia (Itep), onde realizaram exames psicológicos e de corpo delito. Em seguida, foram levados para Mossoró, a 285 quilômetros de Natal, onde chegaram por volta das 18h.

Rosivaldo, conhecido como o "Cacique Babau", foi preso pela PF no dia 10 de março, no município de Buerarema, a 451 quilômetros de Salvador, na Bahia. Ele responde a, no mínimo, dez inquéritos, que incluem acusações de sequestro, furto, invasão de propriedade privada, incêndio criminoso, porte ilegal de armas, ameaça e formação de quadrilha. Cacique Babau estava preso na Superintendência da Polícia Federal na Bahia.

Ele é um dos líderes do grupo de três mil pessoas que se dizem pertencentes à tribo Tupinambá, que habitava a Bahia na época da chegada de Pedro Álvares Cabral. Ele é acusado pela polícia baiana de aterrorizar a região onde vive, usando a violência. Já Genivaldo foi preso no dia 20 de março, acusados de participação nas ações criminosas da tribo. A justificativa dos índios para as ações violentas seria a retomada das terras pertencentes à tribo, que são particulares. Sua prisão resultou em protestos de defensores dos índios, que descrevem a ação como racismo.

Os presos vão permanecer custodiados na penitenciária de Mossoró à disposição do juiz federal e do juiz de Direito de Ilhéus.

Presídio de Mossoró

Inaugurado no dia 3 de julho de 2009, o Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró já recebeu 85 presos de outros presídios do país, contando com Cacique Babau e Givaldo. De acordo com o diretor do presídio, o delegado Kércio Pinto, os criminosos são acusados de vários tipos de delitos. "Temos aqui acusados de tráfico de entorpecentes, formação de quadrilha, homicídios e assaltos", afirmou o diretor.

Entre os criminosos que já foram transferidos para Mossoró, estão 11 presos acusados de pertencer ao Comando Vermelho, que chefiavam o tráfico de drogas no morro do Bangu, no Rio de Janeiro e 20 detentos acusados de diversos crimes no estado de Rondônia.

De acordo com o delegado Kércio Pinto, já existem outras solicitações para o remanejamento de novos detentos para Mossoró. O juiz federal Ivan Lira é o responsável for deferir os pedidos e determinar a transferência dos criminosos.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/indios-da-ba-vao-para-mossoro/…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.