VOLTAR

Índios da Amazônia colocam vídeo no YouTube e lançam novo hit

Portal G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Glauco Araújo
26 de Mar de 2008

Grupo Eware, da tribo Ticuna, faz sucesso no Peru e na Colômbia com 'Minha princesa'.
Nova canção 'Se não fosse você' é interpretada por Genaro.

Os índios da tribo Ticuna (também conhecida como Tukúna) fazem mais um clipe com música gravada na aldeia Umariaçu, em Tabatinga (AM). O hit "Se não fosse você" é interpretado por Genaro, integrante do grupo Eware, que já faz sucesso no Peru e na Colômbia com a canção "Minha princesa". O clipe desta canção também está disponível no YouTube.

O líder do grupo Eware, Leonardo Gomes Neto, cujo nome artístico é Netinho, está empolgado com as duas músicas de trabalho. "Estamos espalhando cartazes em toda cidade de Tabatinga. Queremos fazer shows e celebrar a paz."

A banda se apresenta desde o forró brasileiro até a cumbia peruana. "Estamos com CD pronto para uma gravadora, mas acho que primeiro vamos fazer cópias caseiras mesmo", disse Netinho.

Globalização

O sonho do grupo era disponibilizar as duas músicas na internet. Sem muitos conhecimentos de internet e vítimas da lenta conexão da rede em Tabatinga, o grupo Eware demorou para conseguir colocar os clipes na web. "Dá um trabalho danado. A gente não sabe como fazer isso direito", afirmou Netinho.

Ele ainda é responsável pela música "Se não fosse você", que também é interpretada pelos parceiros de grupo Genaro e Irandir. "Estamos felizes com o sucesso das duas músicas. Por isso fizemos os dois clipes".

Musicalidade

A mesma tribo se divide entre as músicas do grupo Eware e as da Banda Cultural Aitcha.

O tecladista Nilson Alexandre Ferreira é o líder do Aitcha e conta com Geovane no vocal, Matusalém no tambor e Isaias no chocalho.

"Temos duas formações. A primeira é com três dançarinos e a outra, mais completa, com 70 integrantes. A maioria, dançarinos", disse Ferreira, que costuma fazer apresentações para a comunidade indígena.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL363500-5598,00-INDIOS+DA+AMAZ…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.