VOLTAR

Índios cumprem o prometido e fecham Ponte Ayrton Senna

Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/
07 de Ago de 2012

Guaíra - Os índios que vivem em 10 aldeias nos municípios de Terra Roxa e Guaira fecharam a Ponte Ayrtos Senna por uma hora, no Rio Paraná, em protesto contra o governo que havia prometido algumas obras para atender a grande demanda indígena da região. Ontem a noite, um grupo liderado pelos caciques Maciliano Lopes Cardoso e Inácio Martins, se reuniu com o assessor especial de Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Seriguelli para deliberar sobre as reivindicações.

Marciliano, da aldeia guarani Tekohá Araguaju, de Terra Roxa, afirmou que a manifestação foi pacífica e teve o objetivo de chamar a atenção das autoridades sobre as necessidades de sua gente. Uma das reivindicações é a construção de uma escola para atender três aldeias Tekohá. "Nós estamos aguardando que o governo estadual cumpra a promessa de construir uma escola para atender as crianças de nossas comunidades".

A posição do Estado é que a escola só não foi construída porque as áreas onde estão as aldeias são litigiosas. Segundo Hamilton Serighelli, por se tratar de área litigiosa, a construção de uma escola só com autorização da justiça. Porém, as obras podem começar no prazo de 90 dias. "Nas áreas regularmente demarcadas, o governo tem feito, mas nas áreas litigiosas tem que aguardar decisão judicial", acrescentou o assessor.

Os indígenas reivindicam também a construção de postos de saúde, habitações e a demarcação de suas terras. As reivindicações foram encaminhadas para os órgãos correspondentes, de acordo com o assessor para Assuntos Fundiários.

http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=%C3%8Dndios%20cu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.