VOLTAR

Índios




CPI da Funai é prorrogada e adia viagem ao Amapá

ISA
27 de Out de 1999

Apesar de resistência do relator da CPI, diligência no Amapá acabou sendo marcada para o período de 22 a 24 de novembro.

Um acordo de lideranças viabilizou a entrada do pedido de prorrogação da CPI da Funai na pauta de votação da Câmara dos Deputados ontem, dia 26. O pedido de prorrogação acabou sendo aprovado ontem no final do dia, concedendo mais 60 dias para que a Comissão realize seus trabalhos. A contagem desse período passa a ser feita a partir do dia 18 de outubro, um dia após o fim do período regular de 120 dias.

Em sessão ordinária realizada hoje (27/10), os parlamentares da Comissão acataram solicitação feita pelos parlamentares de oposição de que a viagem ao Amapá fosse adiada. Assim, a diligência no Estado, que se iniciaria amanhã, com uma visita à aldeia Aramirã, na Terra Indígena Waiãpi, foi transferida para o período entre 22 e 24 de novembro, com saída dos parlamentares no dia 21, de Brasília.

A proposta de adiamento da diligência no Amapá quase não se concretizou. Ao longo do dia, deputados dos partidos de oposição insistiram junto ao relator da Comissão, deputado Antônio Feijão (PSDB-AP) sobre a impropriedade de se manter o calendário da viagem, já que até ontem não havia garantias de que a prorrogação da CPI fosse ser aprovada.

Entre os argumentos apresentados, havia um ofício encaminhado pelo governador do Amapá, João Alberto Capiberibe (PSB), que está em Brasília acompanhando as discussões sobre a reformulação do PPG7. Capiberibe solicitava a definição de uma nova data, para que pudesse acompanhar a visita dos deputados em seu Estado. Pouco antes da sessão de hoje ser aberta, o deputado Feijão cedeu face à insistência dos deputados Pedro Wilson (PT-GO), Dr. Rosinha (PT-PR) e da deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), aceitando a nova data.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.