VOLTAR

Índios continuam com bloqueio na BR 158 e prontos para guerra contra posseiros

24 Horas News-Cuiabá-MT
14 de Nov de 2003

O conflito entre índios e posseiros na reserva indígena Pimentel Barbosa, da etnia Xavante, uma área de 170 mil hectaraes, pertencentes à fazenda Suiá-Missu, em Alto da Boa Vista, continua. Os índios continuam pintados e pronto para a guerra com os fazendeiros da região, acusados de terem invadido as
terras xavantes.

Pelo menos 250 índios estão pintados e prontos para os combates. Eles fecharam a BR 158 e aguardam a chegada de representantes da Funai e da Polícia Federal, que partiram ontem para a região.

O prefeito de Alto da Boa Vista, Mário César Barros, (PL) esteve na Quinta-feira em Cuiabá procurando ajuda para solucionar o problema. Ele esteve na Casa Civil e solicitou apoio da Polícia Federal. O prefeito já retornou para o município e ainda hoje deve se reunir com as duas partes para tentar um acordo.

O gestor lamenta o descaso de autoridades. "É um desrespeito à vida e pessoa humana do índio e trabalhador", declara.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) pretende criar uma reserva no local. Com a queda da ponte, 13 municípios estão isolados do restante de Mato Grosso, entre São Félix do Araguaia.

O processo da Funai tramita na 5ª Vara da Justiça Federal. De acordo com denúncias de um dos proprietários da fazenda, Ademilson Resende, os índios estão sendo pressionados pela Funai para tomar posse da área antes de ser expedido parecer final.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.