VOLTAR

Índios contestam cobrança de iluminação

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Daniela Soares
17 de Abr de 2003

Uma divergência entre os moradores da aldeia Txuiri, na Ilha do Bananal, e a prefeitura de Formoso do Araguaia, vem à tona na semana em que se comemora o Dia do Índio, 19 de abril. Os índios reclamam da decisão do prefeito, Hermes Azevedo (PFL), de cobrar a contribuição para a manutenção da iluminação pública na aldeia. A cobrança é prevista em lei e começou a ser praticada após a aprovação pela Câmara de Vereadores, em janeiro desse ano.

O líder indígena local, Idjarruri Karajá, relatou que os serviços de instalação das luminárias e manutenção não foram feitos pelo município, obrigando a própria comunidade a pagar pelas poucas lâmpadas compartilhadas no local e, ainda, o serviço elétrico para que elas fossem instaladas. "Na aldeia é tudo escuro, a prefeitura nunca trabalhou no local para esse fim", afirmou Idjarruri.

Segundo Idjarruri, as relações entre o prefeito e os índios sempre foram conturbadas, já que, para se reeleger, Hermes teria apoiado a permanência de posseiros em terra indígena. "Ele nunca se interessou pela nossa causa. Agora, esse é o nosso presente do Dia do Índio", lamentou.

Para o superintendente da Celtins, regional Gurupi, Amilton Martins, a administração do município é a responsável pela manutenção, ampliação e a operação da iluminação em qualquer parte de seu território, por isso, caberia aos índios exigir do prefeito essas ações. "Do ponto de vista legal, a cobrança é correta. Os índios devem dialogar com a prefeitura", explicou. A equipe do Jornal do Tocantins tentou ouvir o prefeito Hermes de Azevedo, mas ele se encontrava fora da cidade na ocasião.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.