VOLTAR

Índios conseguem vitória

A Crítica
Autor: Paulo André Nunes
19 de Dez de 2007

Após um dia inteiro de reivindicações, apelos e até choro, com direito a momentos de tensão, 17 lideranças indígenas do Estado conseguiram que a coordenação estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) afastasse a chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena Manaus (Dsei), Maurasina Sabóia. Noutra conquista, eles receberam a promessa de que em lugar de Azina assumirá Isael Franklin Gonçalves, 29, de etnia munduruku e nome de consenso entre as lideranças.

O acordo só veio após uma intensa pressão dos índios sobre o atual interventor da Coordenadoria Estadual da Funasa, Narciso Cardoso, durante uma tensa reunião ocorrida ontem à tarde na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Após mais de três horas de negociação, os indígenas decidiram protestar, acusando o atual coordenador de ser intransigente com a causa indígena.

Quando tudo caminhava para a possibilidade de nova ocupação na sede da Funasa - que foi invadida pelos índios no último dia 13 de novembro por 17 dias - Narciso Cardoso anunciou que encaminharia hoje à presidência nacional da Funasa o pedido de exoneração de Maura Azina e a solicitação de nomeação de Isael Munduruku. "Essa escolha me deixa muito feliz e ao mesmo tempo ainda mais comprometido com a causa indígena porque, no meio deles, o meu nome ainda é uma unanimidade", comentou ele.

Mas a luta continua, dizem os indígenas. Agora, as principais reivindicações são a melhoria do atendimento às etnias na capital e no interior do Estado e a revogação da portaria no 2657/07 do Ministério da Saúde - que regulamenta o repasse de verbas às prefeituras municipais e também autoriza os mesmos a realizarem o atendimento básico de saúde à população indígena. Outro anseio é a criação de uma comissão de entidades que acompanhe as ações da Funasa. Dela, diz Warlen Marques Mura, coordenador da União dos Povos Indígenas Mura, Apurinã e Saterê (Upimas), fariam parte membros indígenas, do Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeituras, além da Funasa.

"Estamos satisfeitos em parte, mas só vamos estar tranquilos quando o documento de nomeação for para Brasília e o companheiro Izael assumir. A luta continua e esperamos melhoria, agora, em parceria com coordenação da Funasa, chefia do Dsei que será um parceiro e que conhece a nossa realidade, a Coiab, Fepi, Coiam", disse ele. "Essa reunião foi importante pois é possível você compatibilizar os interesses da administração [da Funasa] com a dos povos indígenas. Ela fica um pouco tensa, mas isso é normal em toda reunião", disse o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, que intermediou a reunião de ontem.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.