VOLTAR

Índios colocam fogo em carro da Funasa em Minas

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
04 de Ago de 2004

Índios maxacalis da região leste de Minas Gerais incendiaram nesta quarta-feira um carro que transportava uma equipe da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), no município de Santa Helena de Minas. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio) em Governador Valadares (distante 370 km da reserva indígena), os índios teriam se voltado contra a equipe da Funasa porque ela teria interferido no sentido de apartar uma briga entre dois grupos maxacalis.

Segundo o administrador da Funai em Minas, Fábio Villas, um representante do órgão foi para o local, mas até o final da tarde de ontem não havia feito contato para dar mais informações, já que são precárias as condições de comunicação e acesso à região.

O mesmo ocorreu com a equipe da Funasa que foi para o local. A equipe só retornaria à noite. Acionada, a Polícia Federal também foi para a área.

Uma funcionária da Funasa em Santa Helena de Minas informou que estavam no carro pelo menos cinco funcionários, que não se feriram. Apesar de afirmar que não sabia de detalhes, ela disse que o problema teria ocorrido porque a equipe, com médicos e enfermeiros, após apartar a briga, teria dado carona para um dos grupos. O grupo rival, inconformado, queimou o veículo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.