VOLTAR

Índios Cinta Larga visitam reserva de São Marcos

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
02 de Mai de 2003

Os indígenas da reserva São Marcos receberam ontem a visita dos índios Cinta Larga, que vivem nos estados de Rondônia e Mato Grosso. Eles foram conhecer os projetos e as ações desenvolvidas por aquelas comunidades.

Acompanhados do técnico indigenista Nazareno Torres de Morais e do índio macuxi José Adalberto, o tuxaua Cinta Larga, Nacoça Pio, informou que veio a Roraima conhecer a experiência dos indígenas do Estado e implanta-las na comunidade dele.
Conforme detalhou, os índios da região dele, vivem conflitos semelhantes aos enfrentados pelos de Roraima, por exemplo, a invasão das terras indígenas pelos garimpeiros. Lá a situação ainda é mais grave porque existem os exploradores de madeira nativa.

"Estamos colhendo as experiências de outros lugares, para ver como o problema foi combatido, para que possamos organizar e fortalecer o nosso povo. Antes, estávamos perdidos, porque o garimpo gerou conflito entre os próprios índios", contou.

Em média, segundo José Adalberto, por semana a pequena cidade de Pimenta Bueno (RO) fazia transações comerciais na ordem de cinco milhões de dólares. "Rolava tudo isso e os índios não eram beneficiados", disse, ao informar que o forte naquela região é o diamante

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.