VOLTAR

Índios Caingangues estão acampados em Parobé

Jornal Panorama
22 de Mar de 2018

Parobé recebeu, nesta semana, índios caingangues naturais do município de Muliterno, no interior do Estado. Eles estão acampados na rua Esperanto, próximo à rodoviária. A administração municipal informou que está acompanhando a situação por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Conforme visita e diálogo com os caingangues, eles optaram pormanter-se no local tendo em vista que é nas proximidades da rodoviária e chegada da cidade, entendendo que o ponto permita acesso aos visitantes quando às suas práticas e produtos artesanais.

Quanto à possibilidade de serem reorganizados para outro local do município com alternativas mais salubres, já que os mesmos ocuparam a área sem antes haver este diálogo em conjunto, eles compreendem que o curto período que ficarão na cidade não requer a mudança. Trata-se de uma prática que constitui raíz na cultura indígena, e, conforme o porta-voz dos Caingangues, J.M., "recebemos liberação da nossa liderança para passar só dez dias comercializando, depois precisamos retornar, as crianças têm estudos e voltamos para a nossa aldeia".

Quanto à outra forma de apoio, os caingangues pediram apenas para que se fosse possível a administração pública colocar lixeiras no local onde estão acampados e realizar roçada da vegetação que permita os filhos brincarem, mas quanto a riscos e insalubridades, frisam a sua cultura e que cabe a eles enquanto pais cuidarem de seus filhos.

A Secretaria de Assistência realizou contato com a Prefeitura de Muliterno. O chefe do Executivo Adriano Luiz Pelissaro destacou que é o município que, em geral, transporta os indígenas para as cidades do Estado onde se estabelecem, sendo que o gestor prontamente elucidou que trata-se de praxe o município ofertar o transporte para deslocamento e retorno dos caingangues, uma vez que estes buscam apoio para manter a cultura indígena. De outro lado, entende que a inserção sem prévia combinação acaba causando dificuldades para os mesmos. Assim, ficou acertado quepara as próximas situações o gestor de Muliterno realizará contato prévio com o município de Parobé, para que os indígenas sejam acolhidos em locais mais salubres.

http://www.jornalpanorama.com.br/novo/indios-caingangues-estao-acampado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.