VOLTAR

Índios brasileiros poderão ter acesso a empregos públicos

CNN-Brasil
06 de Mar de 2002

Os índios brasileiros - que já somaram seis milhões à época do Descobrimento, no ano de 1500 - foram reduzidos, em 2002, a um pequeno grupo de apenas 280 mil indivíduos. Desse total, cerca de 40 mil vivem nas cidades e não têm acesso a empregos públicos.

Para reverter esta situação, o Senado estuda um projeto de lei que destinará a cota de um por cento das vagas do serviço público dos governos federal, estaduais e municipais aos índios.

No ano passado, o Congresso Nacional - que reúne também a Câmara dos Deputados - aprovou a cota de dois por cento nos concursos para preenchimento de vagas no serviço público para negros.

Anteriormente, as mulheres tiveram o privilégio, graças a um projeto, que virou lei, de disputar 25 por cento das vagas oferecidas nos gabinetes oficiais.

A proposta sobre os índios, de autoria do senador Tião Viana, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem como justificativa a dívida do homem branco com a população indígena.

"Ao apoiar os nossos irmãos com empregos públicos e oportunidades em cursos superiores, o Brasil estará pagando apenas uma parcela da grande dívida social que tem com os índios", afirmou o deputado.

O senador destacou, ainda, que os índios, vítimas de invasão de terras, desnutrição, falta de medicamentos, disseminação de bebidas alcoólicas e da perda da identidade cultural, tiveram sua população reduzida por falta de melhores oportunidades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.