VOLTAR

Indios bororo recebem diploma de professores

A Gazeta - Cuiabá - MT
04 de Fev de 2001

Trinta e dois índios bororo receberam, em São Lourenço de Fátima, no município de Rondonópolis, o diploma de professor em nível de magistério. O secretário estadual de Educação, Carlão Nascimento, líderes indígenas, educadores e representantes da sociedade civil organizada participaram da "solenidade de formatura.
A oferta de cursos específicos para professores indígenas, explicou Carlão, representa a possibilidade de atendimento adequado a essa clientela como também o respeito às diferenças e a seus processos próprios de ensino-a- prendizagem.
O Projeto Tucum atendeu 200 professores indígenas, que atuam no dia-a-dia com um universo de 4.500 alunos índios. Esses professores foram distribuídos em quatro pólos, envolvendo II etnias, em 18 municípios.
O projeto começou a ser executado em 1996. Foi o resultado de uma série de encontros regionais de professores e líderes indígenas e instituições da área, como Seduc, secretarias municipais de Educação e organizações não-govemamentais (ONGs). Desses encontros, surgiu a idéia da formação de professores índios. Participaram do Projeto Tucum os municípios de Planalto da Serra, Nobres, Paranatinga, General Carneiro, Rondonópolis, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Canarana, Agua Boa, Barra do Garças, Poxoréo, Campinópolis, Tangará da Serra, Juara, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Brasnorte e Barra do Bugres.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.