VOLTAR

Índios Bororo começam a colheita de arroz no Sul de Mato Grosso

24 horas News
25 de Fev de 2008

Os índios bororos da Aldeia Tadarimana começam a colheita de arroz a partir desta semana. A lavoura indígena faz parte de um projeto mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura e, em 2008, estima colher 1.500 sacos, que vão alimentar as famílias da aldeia durante todo o ano. Este é o terceiro ano de plantio.

Diferente de 2007, neste ano, foram plantados 17 hectares com uma variedade de arroz de melhor qualidade. "Numa área menor, será possível colher praticamente o mesmo que no ano passado, porque o arroz rende mais", destaca o secretário Adão Hipólito Garay da Silva.

Além do arroz, os índios cultivam feijão, banana, mandioca, milho, num total de 40 hectares.

Neste projeto, a Prefeitura conta com o apoio de empresas privadas que doam as sementes. O poder público fornece maquinário, insumos, assistência técnica e todo o apoio necessário para manter a lavoura. Os índios cuidam da roça e são responsáveis pela colheita.

Garay esclarece que a lavoura está numa área de várzea e nessa época não é possível fazer a colheita com máquinas, por isso, será manual.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.