VOLTAR

Índios bloqueiam BR-364 em protesto contra prisões

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Francisco Rocha
21 de Mar de 2013

Katukinas reivindicam liberdade de índios presos em Cruzeiro do Sul.
Veículos e passageiros estão proibidos de passar pela BR364.

Índios da etnia Katukina fecharam a BR-364 nesta quinta-feira (21), no km 60 sentido Cruzeiro do Sul (AC). Os indígenas exigem que a justiça libere quatro índios da mesma etnia que estão presos há mais de um ano, no presídio estadual Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul (AC).

Os quatro índios foram presos em fevereiro de 2012. Três deles foram condenados a 38 anos de prisão, pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com a investigação feita pela Polícia Civil, os índios estavam em duas motocicletas, quando deram carona para uma adolescente de 14 anos. No percurso, levaram a vítima até um matagal próximo da aldeia e a estupraram. Os três índios teriam praticado sexo com a garota, conforme o inquérito policial.

O outro índio que está preso foi condenado a 24 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado. Sérgio Rosa Katukina foi julgado pela morte do taxista Sergio Vasconcelos (53). A vítima foi espancada com uma garrafa após uma discussão com o indígena.

Revoltados com as prisões, os índios decidiram bloquear a BR 364. Caminhões com mercadorias, ônibus com passageiros e veículos de passeio estão proibidos de passar na rodovia.

A indígena Rita Ktukina, que é mãe de um dos índios presos, disse que eles estão decididos e que só vão liberar a rodovia quando a justiça conceder a liberdade para seus parentes.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/03/indios-bloqueiam-br-364-no-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.