Jornal da Tarde
26 de Mai de 1996
Hoje 920 índios Pankararu vivem na Grande São Paulo. 780 deles, na favela Real Parque, no Morumbi, e a maioria trabalha na construção civil. A reportagem apresenta o conflito fundiário entre Pankararus e posseiros em Pernambuco, que se arrasta há décadas sem solução. Parte da cultura indígena e dos ritos religiosos sobreviveram e são mantidos mesmo dentro da favela.
--
Guaranis dão exemplo de organização
Não é só na favela que é possível encontrar índios que vivem em São Paulo. Em Parelheiros, no extremo sul da capital, estão as aldeias Morro da Saudade e Krukutu, reservas indígenas demarcadas e homologadas, onde vivem cerca de 400 índios guarani. Na aldeia existe a Escola Indígena Guarany Andá Arandú, com pedagogia própria, e a aldeia mantém a organização indígena tradicional.
--
O avanço na sociedade do branco
Cada vez mais, os índios brasileiros estão deixando a aldeia para se integrar à sociedade branca. Hoje, eles já ocupam lugaresem conselhos da Funai, fazem articulações na ONU, acompanham processos judiciais e criam núcleos de divulgação da cultura indígena. Porém, os índios ainda lutam contra o preconceito.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.