VOLTAR

Índios apresentam sintomas de alucinação

Portal Amazônia
22 de Abr de 2008

No dia 18 deste mês, o Jornal do Amapá exibiu uma reportagem mostrando que caciques das tribos em Oiapoque estavam preocupados com um mal que estava acometendo adolescentes entre 13 e 17 anos na aldeia do Kumarumã. Cerca de 40 jovens apresentaram alucinações, desmaios e comportamento suicida.

De acordo com Pedro Paulo, o titular da Secretaria de Saúde do Estado, o órgão enviou médicos e psicólogos até a região. Segundo o relatório da viagem, os índios apresentaram um estado neurovegetativo, um quadro alterado das funções nervosas. A situação complexa vai exigir um estudo mais aprofundado da questão.

A secretaria também enviou uma equipe médica ao Parque do Tumucumaque, para tratar índios Tyriós vítimas de um surto de diarréia. Uma criança da aldeia foi transferida as presas pra capital, mas não resistiu e faleceu na pediatria.

A região onde está a aldeia pertence ao município paraense de Óbidos, mas recebeu ajuda do Estado por causa da proximidade com o Amapá.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.