VOLTAR

Índios apreendem carro da Secretaria de Educação de Inácio Martins

Gazeta do Povo
21 de Jun de 2007

Índios Guarani de Rio da Areia, no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do estado, tomaram à força um carro da secretaria municipal de Educação, em protesto contra as más condições da estrada de terra que vai até a aldeia. Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, os índios vão entregar o carro somente quando a estrada for reformada.

"Assim que eles arrumarem a estrada, com certeza vamos devolver o carro", afirmou o cacique Anacir dos Santos. A aldeia fica a quase 50 quilômetros de Inácio Martins. Os estudantes de Rio da Areia enfrentam uma maratona pela estrada rural até chegar ao colégio.

Como o ônibus escolar não consegue passar pela estrada esburacada, a prefeitura contratou um motorista para buscar os estudantes com uma Kombi e levar os alunos até a vila mais próxima. São 6 quilômetros de buracos, percorridos em 30 minutos sacolejando dentro da Kombi.

O carro apreendido pelos índios não é o mesmo que faz o transporte dos estudantes. A prefeitura de Inácio Martins afirmou que a estrada vai ser recuperada. Segundo a prefeitura, os trabalhos na estrada rural começam na segunda-feira (25).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.