VOLTAR

Índios apinajé fazem reféns na região Norte

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Joselita Matos
05 de Mai de 2005

Depois de cerca de 24 horas reféns de indígenas da etnia Apinajé, foram liberados ontem sete pessoas que estavam sendo mantidas presas na aldeia Mariazinha, a cerca de 20 quilômetros de Tocantinópolis. Segundo o delegado da Polícia Federal, Leonardo Meireles, o clima foi tenso no local, os índios estariam todos pintados para guerra e reivindicavam uma maior fiscalização na reserva. "Tem pescadores do Maranhão que atravessam o Rio Tocantins e entram na reserva indígena para pescar, sem autorização legal para isto", declarou.

De acordo com Meireles, uma equipe composta por três policiais federais, o gerente regional da Funai no Norte do Tocantins, João Batista, e mais um representante do Ibama, foram até o local, no início da manhã de ontem para resolver este impasse. Depois de cinco horas de conversação, as pessoas foram liberadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.