VOLTAR

Índios anunciam fechamento de estrada "Nova Fronteira" para domingo

24 Horas News-Cuiabá-MT
29 de Ago de 2003

Os índios das etnias Paresi, Irantxe e Nambikwara, da terra indígena Tirecatinga, oficializaram na Administração Executiva Regional de Tangará da Serra da Fundação Nacional do Índio (Funai), a pretensão de paralisar o trânsito na "Nova Fronteira", principal estrada que dá acesso à cidade de Sapezal e que corta a terra indígena Utiariti. O ato está programado para acontecer no próximo domingo, a partir das 7 horas.

E não é de hoje que os índios estão avisando que irão bloquear a rodovia. Há pelo menos um mês eles anunciaram que pretendem fechar a estrada. Eles querem o asfaltamento da estrada dentro da área, elevação do preço do pedágio de R$ 5,00 para R$ 10,00 e o processo de mecanização das lavouras nas aldeias.

Os índios expuseram seus pontos de vista de forma que a relação da sociedade paresi com a sociedade envolvente possa ser aprimorada e melhorada. Os índios esperam uma definição pelas autoridades da situação e anunciaram a interdição da rodovia por tempo indeterminado

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.