VOLTAR

Índios ameaçam incendiar sala de comando de barragem em SC

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
13 de Mar de 2002

É tensa a situação na região do Alto Vale do Itajaí (SC), onde os índios xoclengs ameaçam colocar fogo na sala de comando da Barragem Norte, se não houver, ainda hoje, uma definição para o problema decorrente do alagamento de suas terras pela usina. O prazo dado pelos índios termina à meia-noite de hoje.

Essa é a segunda vez em menos de uma semana que os xoclengs ameaçam atear fogo na barragem. Os acontecimentos devem se agravar durante o dia de hoje, uma vez que a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania anunciará logo mais o cancelamento de uma reunião com o Ministério da Integração Social para buscar uma solução para o impasse.

Os indígenas já amontoaram lenha e pneus no parque da barragem. Eles reivindicam o cumprimento de um acordo de indenização de suas terras que serão alagadas com o funcionamento da Barragem Norte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.