VOLTAR

Índios ameaçam atacar barragem no Vale do Itajaí

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
09 de Mar de 2002

Índios da Reserva Duque de Caxias, localizada próxima ao município de José Boiteux, na região do Alto Vale do Itajaí, ameaçam incendiar a área do setor de comando da Barragem Norte, em protesto contra o descaso dos governos federal e estadual na indenização de suas terras.

A manifestação está marcada para a meia-noite de hoje, quando termina o prazo dado pelos indígenas para que os governos cumpram acordos estabelecidos em 1989, referentes à reposição das perdas que a reserva terá com a inundação de suas terras pela barragem. Montanhas de pneus de borracha e pedaços de madeira já foram colocadas próximas da barragem. O quadro na região é de tensão.

O juiz Moser Voss determinou ontem que Estado e União providenciem imediatamente a retomada dos trabalhos e a segurança da barragem, para impedir o protesto dos índios. Se houver omissão por parte dos governos, eles poderão responder por crime de improbidade administrativa, informou o juiz. O local está abandonado.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, informou que o Ministério da Integração Regional já repassou R$ 1,5 milhão para a construção de 55 casas para os índios. Ele disse também que uma escola orçada em R$ 1,4 milhão e destinada à Reserva Duque de Caxias está em construção.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.