VOLTAR

Índios aguardam reunidos decisão da Funai, temerosos de uma represália dos fazendeiros

O Globo, Rio de Janeiro - RJ
Autor: Sandra Carvalho
07 de Set de 1980

Os índios Gorotire, do grupo kayapó, que na última segunda-feira mataram 20 pessoas a bordunadas na Fazenda Espadilha, sul do Pará, continuam reunidos na Casa do Guerreiro e, embora protegidos pela Polícia Federal, demonstram grande tensão e temem um ataque dos fazendeiros da região em represália. Estes, por sua vez, afirmam que matarão os índios que estiverem "perambulando por terras que não lhes pertencem".
O sertanista Apoena Meirelles, delegado da Funai em Rondônia, afirma que os ataques são consequência do cansaço das lideranças em esperar soluções para as invasões de suas áreas e teme que haja um conflito armado entre os índios suruí. A Funai alerta que pode haver também um conflito mais grave envolvendo os índios xikrin.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.