VOLTAR

Índio vai palestrar sobre o massacre

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
03 de Abr de 2002

Agostinho é professor de língua guarani

Termina hoje, em São Gabriel, o Seminário Missioneiro Guaranítico: História e Cultura, no Centro de Eventos, que comemora os 156 anos do município. Professores e historiadores discutiram a história e cultura da sociedade guarani e missioneira. O índio Agostinho Verá Moreira fará a palestra de hoje sobre a língua guarani. Bisneto de um índio que lutou com o líder Sepé Tiarajú, Agostinho apresentará histórias contadas pelos indígenas.

Uma delas é a de que bisavô, João Sabino, trabalhava numa fazenda de São Gabriel e conheceu Sepé Tiarajú. Sabino sobreviveu ao massacre de 1.500 guaranis em 1756. Para Moreira, os indígenas estão conseguindo um maior contato com os brancos e assumindo os seus costumes. 'Viver como antigamente não é mais possível, pois não há mais peixe e nem terra', resigna-se.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.