VOLTAR

Índio tapeba assumirá chefia de Núcleo de Apoio Local da Funai, no Ceará

Diário do Nordeste
21 de Mai de 2007

O índio tapeba Antônio Dourado assumirá a chefia da Núcleo de Apoio Local da Funai, no Ceará, em substituição a Nemézio Moreira, que pediu exoneração do cargo.

A indicação foi feita pelos povos indígenas do Ceará e deverá ser confirmada pela direção da Fundação até o fim da semana. Dourado deverá permanecer no comando do Núcleo durante três meses. Período requisitado pela direção nacional do órgão para a transformação do Núcleo em Administração Executiva Regional.

A mudança de status foi ratificada pelo representante da Fundação, Artur Nobre Mendes. Ele veio de Brasília especialmente para participar de audiência pública pedida pelo Ministério Público Federal. A informação sobre a mudança do Núcleo em Administração Regional foi divulgada, com exclusividade pelo Diário do Nordeste, na última sexta-feira.

Os povos indígenas também pedem a instalação de mais dois postos no Estado - um em Almofala, para atender aos povos de Itapipoca, Itarema e Acaraú; e outro em Crateús, beneficiando as tribos de Novo Oriente, Quiterianópolis e Poranga. As comunidades indígenas também querem a criação, na estrutura da nova unidade, de um serviço de proteção ao patrimônio e meio ambiente.

O Ceará possui 18,6 mil índios, em 12 tribos espalhadas em 17 municípios. Atualmente, o Núcleo de Apoio Local da Funai está subordinado à administração em João Pessoa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.