VOLTAR

Índio quer mais apito

A Gazeta (MT) - http://www.gazetadigital.com.br/
Autor: Leidiane Montfort
13 de Abr de 2010

Nenhum brasileiro é mais brasileiro que ele. Ele estava nessas terras antes mesmo do primeiro branco europeu pisar e rotular seus costumes e hábitos como "exóticos e típicos de gente sem civilidade". É o índio. Na próxima segunda-feira, 19, é dia do índio. Pouco a comemorar e muito a refletir. Por isso a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) preparou uma série de palestras, que começam já nessa quinta-feira para repercutir a importância das etnias indígenas para a identidade brasileira, além de suas particularidades frente ao mundo ocidental. De 15 a 23 de abril, será realizada a Semana do Índio, promovida pela Associação de Amigos do Museu Rondon e pelo próprio Museu da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação inclui palestras, exposição de artesanato e apresentação do Coral Infanto-Juvenil da UFMT, sempre abrangendo a temática cultura indígena.

O começo, no dia 15 será com a palestra Boe Moto - Terra Bororo, ministrada pelo indigenista Antonio João de Jesus, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT, das 9h às 11h e das 20h30 às 22h. Também nesse dia haverá projeção do filme Rituais Bororo, de 1917, de autoria de Thomaz Reis (Comissão Rondon). A sessão, aberta ao público em geral, será no Museu da Imagem e do Som (MISC), centro de Cuiabá, às 19h.

No dia 19, dia do índio, haverá as palestras A Questão Indígena no Livro Didático, ministrada pela historiadora Arali Maiza Parma Dalsico, da 8h às 9h; Populações e Territórios Indígenas com ênfase ao contexto Mato-Grossense, ministrada pela professora Valéria Schmidt, das 9h30 às 10h30; e Aroe-Maiwu Dança para os Espíritos, ministrada pelo indigenista Antonio João de Jesus, das 14h às 15h. As três palestras serão realizadas na sala 67 do Instituto de Educação (IE).

No dia 20 voltam à pauta os temas Aroe-Maiwu Dança para os Espíritos, das 8h às 9h e Questão Indígena no Livro Didático, ministrada pela historiadora Arali Maiza Parma Dalsico, das 14h às 15h; e Populações e Territórios Indígenas com ênfase ao contexto Mato-Grossense, ministrada pela professora Valéria Schmidt, das 15h30 às 16h30, também na sala 67 do IE.

O saber indígena à luz da ciência ocidental, é outra palestra que acontece nos dias 19 e 20 com o professor Denilton Carlos Gaio. A atividade, destinada a professores e alunos do primeiro e segundo grau, será das 14h às 15h, no Auditório do Museu Rondon.

Nos dias 19, 20, 22 e 23 será realizada a exposição Artefato Arte de Fato, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Sala de Exposição do Museu Rondon e nos dias 19 e 20, às 16h, acontecerá uma apresentação do Coral Infanto-Juvenil da UFMT, com repertório de músicas indígenas, no Auditório do Museu Rondon. (Com Assessoria)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.